sábado, 31 de março de 2012

Ótimas Razões Para Se Sentir Triste


      Não, esse não é um título apenas para chamar atenção dos amigos leitores. É exatamente isso que quero dizer, apesar de duvidar que alguém comece a ler concordando comigo, afinal quem quer sentir tristeza?
       Parece que existe um consenso geral de que esse é um sentimento NEGATIVO  do qual todos devemos nos libertar. Grande parte de nossas atividades são na verdade uma fuga de tudo o que possa nos levar a sentirmos tristes. O lazer , o prazer , o entretenimento, estão entre as principais estratégias que utilizamos para alcançar o nosso fim. Comer, beber ou se drogar , seja com drogas ilícitas ou não, também são  instrumentos comportamentais eficazes  em ludibriar nossa percepção, afim de afastá-la dos sentimentos de desalento,  desânimo, melancolia e abatimento que configuram o ser entristecido.

      O fato é que não é agradável sentir-se triste, então não o desejamos. Mas posso afirmar que existem ótimas razões para tal.  A primeira e mais contundente é simplesmente porque é impossível ter um profundo senso de realidade, característica primordial de seres humanos saudáveis,  e não se entristecer. A realidade, como  se apresenta para nós, mais parece com um mar  negro e revolto, com altas ondas de injustiças sociais, corrupção em várias esferas da vida social, opressão econômica, crueldade humana extrema e insensibilidade de grande parcela da população ao sofrimento alheio.

      É [C]achoeira  de escândalos invadindo os noticiários; ora de “respeitáveis” homens públicos da política ou  dos púlpitos, ora  de gente “comum” que tenta atropelar outros em brigas de trânsito, ou que “esquecem” os filhos trancados no carro  no sol enquanto vão tranquilamente dormir. Ouso dizer que é loucura absurda sentir-se sempre alegre em face a tantas mazelas, é  uma espécie de esquizofrenia social de gente que vive em outro mundo que não o nosso. Quem consegue viver só de festejar e sorrir e se alegrar sem deixar de ser consciente de tudo isso?

      Sentir tristeza é característica que  denota a presença de uma sensibilidade ante a injustiças e males. É bem verdade que humanos egocêntricos também se entristecem quando frustrados,  mas ainda sim é preferível essa sensibilidade do que a ausência dela, sugerindo uma das marcas dos psicopatas(1) .

      Jesus disse “Bem aventurados o que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5.4).  Sem a intenção de fazer uma análise teológica profunda deste versículo, arrisco-me a utilizá-lo numa interpretação literal, simples, mas que me leva a compreender que choro fala de tristeza, fala de sensibilidade, fala de pessoas que sofrem. E que por alguma razão estão inconformadas, afetadas e  que não se sentem a vontade, confortáveis e muito menos alegres.

      Porque seriam esses os bem aventurados, que quer dizer completamente felizes,  e não os que são alegres, os que sorriem ou festejam? Claro que a felicidade neste contexto está ligada ao fato de que serão consolados, e não simplesmente porque choram. Mas também é  extremamente explícito e óbvio que pra ser consolado é preciso chorar. Portanto sendo redundante de propósito repito: É PRECISO CHORAR!!

     Como condição sine qua non para chorar é sentir tristeza, então FIQUEMOS TRISTES, não pouco, mas profundamente. Tristes por nós mesmos; pela nossa fraqueza em combater o mal sendo que tantas vezes também o causamos, pelo nosso egoísmo de não nos atentarmos para o outro em seu sofrimento, pela  nossa inoperância em mudar a realidade no que depende de nós. Triste pelos outros;  escravizados em mentiras e enganos, imersos em  sofrimentos tantos e diversos, dopados pela ilusão do mundo em busca de uma alegria desprezível e na verdade cruel.  Enfim, TRISTES movidos pela sagrada obrigação de SER GENTE íntegra, humana e consciente e AMAR GENTE,  pelo simples motivo de serem GENTE como nós

[1] .Psicopatas: pessoas com transtorno de personalidade que apresentam características como; egocentrismo, desonestidade, irresponsabilidade, diversão ante o sofrimento alheio, ausência de culpa, remorso e insensibilidade entre 
outras.

A gente se vê...

Danyela Batista 

domingo, 18 de março de 2012

Os Três Clientes



No serviço, pela segunda...
- E ai cara como foi o fim de semana?
- Meio fraco, a balada não foi o que eu esperava, só mina metida, não peguei ninguém e as bebidas muito caras , nem deu pra encher a cara e o dinheiro já acabou.
Em outro lugar...
- Bom dia amiga, e ai gostou do restaurante novo que você ia conhecer nesse fim de semana?
- Pra falar a verdade não gostei não amiga, o lugar estava lotado , a comida demorou muito a chegar e quando veio já estava fria.
Numa casa, hora do almoço...
- Filho, fiquei feliz que você foi a igreja comigo ontem, o que você achou do culto?
- Nada demais não pai, acho meio cansativo o pastor ficar aquele tempão só falando, as músicas eram da antiguidade e o povo meio caretão.

      Não importa onde vamos, se na igreja , balada ou qualquer outro lugar, nosso objetivo na maioria das vezes é sempre o mesmo: SATISFAÇÃO PESSOAL. Nascemos e (sobre)vivemos no sistema capitalista , essa é a nossa época, o nosso mundo...  Mundo esse que nos submerge em conceitos de consumo como qualidade do produto, pesquisas de opinião, índice de satisfação do cliente, entre outros. Sem muita reflexão assumimos o papel que nos é dado neste contexto e nos tornamos CONSUMIDORES por excelência. O problema (que nem percebemos) é que  vamos permitindo que ele se torne o papel principal de nossas vidas, em todas as nossas relações e atuações.
      O MAIOR ENGANO que cometemos quando passamos a nos "sentir clientes" em todo o tempo, é na esfera espiritual. Nosso relacionamento com Deus, com a sua igreja e nas reuniões que frequentamos (geralmente aos domingos) nos templos,  se torna vazio, religioso e insatisfatório. Pensamos que o problema está no "produto" que estamos consumindo e em quem o está oferecendo. Devido a esse grande equívoco, perdemos completamente a noção de culto. Afinal o que é um culto?  Segundo vários dicionários,  culto é: homenagem e adoração que SE PRESTA ao ser divino. Ou seja, o culto é para agradar a divindade que se adora e não para satisfazer o adorador. 
      No final de nossa participação em cada culto, aos invés de nos perguntarmos uns aos outros o que achamos, se gostamos ou não e fazermos nossa habitual pesquisa de opinião, deveríamos era perguntar a Deus , o que Ele achou do nosso culto e se o agradou ou não. 

Dá pra imaginar o que Ele  responderia...?

A gente se vê...
Danyela Batista

sábado, 10 de março de 2012

Somos cristãos e somos a favor dos homossexuais!


      Parece que a sociedade se polarizou entre a favor e contra os homossexuais. E nós cristãos em nossa ânsia de defender a verdade, nos enveredamos em debates fervorosos contra o homossexualismo e nos esquecemos de que estamos falando de pessoas reais. E de tantas formas ,por tantas palavras e atitudes, passamos uma imagem de que somos contra essas pessoas, de que não gostamos delas. 

      Essa semana vi um ator americano chamado Kirk Camerom dar uma entrevista na CNN, na qual ele foi abordado pelo entrevistador a respeito de suas opiniões a respeito deste assunto. Dentre várias respostas que ele deu, demonstrando que como cristão não concordava com a prática homossexual e nem o casamento gay, o que de fato me chamou atenção foi quando ele disse que todos somos pecadores. E acredito que se vamos emitir alguma opinião sobre eles , esse deve ser o ponto de partida. Quem somos ? Estamos aqui para julgar e condenar as pessoas? "...aquele que não tem pecado atire a primeira pedra".

      Creio que a essa altura, alguns já estão querendo me condenar junto... e não que eu tenha que me justificar. Mas para deixar claro o que quero dizer aqui. Sou cristã e como a maioria dos cristãos tenho a Bíblia como regra de fé e prática e sim também entendo que a Bíblia condena a prática homossexual claramente. Contudo tenho a necessidade de proclamar que como cristã sou A FAVOR de todas as pessoas, quer sejam brancas, negras, ricas, pobres, homossexuais ou não.  E sei que como eu existem inúmeros cristãos que estão sendo injuriados e perseguidos como se todos nós fossemos contra o bem estar e a felicidade de todas essas pessoas que escolhem essa orientação sexual. Pelo contrário somos a favor deles por inúmeros motivos.
  1. Queremos que eles tenham o maior benefício de todos: A Salvação eterna em Cristo Jesus
  2. Desejamos a eles uma vida feliz, seguindo o único caminho que nos proporciona isso,o caminho da obediência a palavra de Deus.
  3. Procuramos livrá-los das consequências terríveis de se viver uma vida em rebelião aos princípios de Deus, revelados na Bíblia Sagrada.
  4. Tentamos abrir os olhos deles para a verdade e os livrá-los da mentira escravizante e cruel propagada pelo mundo de  que nasceram assim e não podem mudar
Não existe maior amor do que este!! Uma mãe por mais amorosa que seja, jamais irá concordar com práticas que possam levar o seu filho a destruição, só para agradá-lo. Antes, ela movida pelo amor irá procurar usar todos os meios para tirá-lo do perigo. É difícil entender isso?

Homossexuais , nós é que estamos do seu lado. Amamos vocês!! 
A gente se vê

Danyela Batista

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Máximo de Pretensão




Aventuro-me  como escritora pela primeira vez, nessas imensuráveis águas eletrônicas, que apesar de denominadas virtuais não só como caracterização, mas também  como sinônimo de frias  e distantes formas de interação,ao contrário do que se diz,  tem sido espaço "quente" de infindáveis discussões, opiniões apaixonadas e convicções emocionadas.
Não pretendo ser diferente , faço deste lugar minha plataforma e meu púlpito, onde espero com todo meu ser, usar as palavras de forma que tenham algum significado.Mas para isso, reconheço minha pequenez neste vasto espaço, onde não sou  mais experiente,  mais vivida ou  mais conceituada e nem tampouco possuo maior conhecimento . Ainda sim, escrevo com o máximo de pretensão de fazer conhecido aquilo que penso, por acreditar que sou uma voz e que somada a tantas outras podemos formar um coro que faça ecoar mais alto a VERDADE CRISTÃ.
Deixo aqui como um lembrete a mim mesma e como um alerta aos demais companheiros escritores cristãos, a intenção de comprometer-me  com o uso consciente e equilibrado das palavras seguindo o conselho do grande sábio Salomão exposto na Bíblia Sagrada que diz: "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca do perverso transborda maldades". Pv.15.28.
À todos que nunca entenderam ou já se esqueceram da importância das palavras, transcrevo agora  o trecho de um livro  de Lou Priolo que julgo muito apropriado para ocasião:

  • Com palavras ... as pessoas podem ser motivadas, encorajadas, comovidas ou curadas.
  • Com palavras...conflitos podem ser solucionados e os problemas das pessoas resolvidos.
  • Com palavras... o significado exato é comunicado.
  • Com palavras... Deus se revela ao Homem.
  • Com palavras... comunicamos o evangelho a outras pessoas.
  • Com palavras... nossas mentes entendem a verdade de Deus.
  • Com palavras das Escrituras... que foram internalizadas pelo cristão, o Espírito Santo opera para transformar nossas vidas à imagem de Cristo.
  • Com palavras... o homem de Deus traz doutrina, repreensão, correção e instrução com retidão.
  • Com palavras... o homem será justificado.
  • Com palavras... o homem será condenado.
Cuidado, não existem meras palavras!!!
A gente se vê...
Danyela Batista