sábado, 31 de março de 2012

Ótimas Razões Para Se Sentir Triste


      Não, esse não é um título apenas para chamar atenção dos amigos leitores. É exatamente isso que quero dizer, apesar de duvidar que alguém comece a ler concordando comigo, afinal quem quer sentir tristeza?
       Parece que existe um consenso geral de que esse é um sentimento NEGATIVO  do qual todos devemos nos libertar. Grande parte de nossas atividades são na verdade uma fuga de tudo o que possa nos levar a sentirmos tristes. O lazer , o prazer , o entretenimento, estão entre as principais estratégias que utilizamos para alcançar o nosso fim. Comer, beber ou se drogar , seja com drogas ilícitas ou não, também são  instrumentos comportamentais eficazes  em ludibriar nossa percepção, afim de afastá-la dos sentimentos de desalento,  desânimo, melancolia e abatimento que configuram o ser entristecido.

      O fato é que não é agradável sentir-se triste, então não o desejamos. Mas posso afirmar que existem ótimas razões para tal.  A primeira e mais contundente é simplesmente porque é impossível ter um profundo senso de realidade, característica primordial de seres humanos saudáveis,  e não se entristecer. A realidade, como  se apresenta para nós, mais parece com um mar  negro e revolto, com altas ondas de injustiças sociais, corrupção em várias esferas da vida social, opressão econômica, crueldade humana extrema e insensibilidade de grande parcela da população ao sofrimento alheio.

      É [C]achoeira  de escândalos invadindo os noticiários; ora de “respeitáveis” homens públicos da política ou  dos púlpitos, ora  de gente “comum” que tenta atropelar outros em brigas de trânsito, ou que “esquecem” os filhos trancados no carro  no sol enquanto vão tranquilamente dormir. Ouso dizer que é loucura absurda sentir-se sempre alegre em face a tantas mazelas, é  uma espécie de esquizofrenia social de gente que vive em outro mundo que não o nosso. Quem consegue viver só de festejar e sorrir e se alegrar sem deixar de ser consciente de tudo isso?

      Sentir tristeza é característica que  denota a presença de uma sensibilidade ante a injustiças e males. É bem verdade que humanos egocêntricos também se entristecem quando frustrados,  mas ainda sim é preferível essa sensibilidade do que a ausência dela, sugerindo uma das marcas dos psicopatas(1) .

      Jesus disse “Bem aventurados o que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5.4).  Sem a intenção de fazer uma análise teológica profunda deste versículo, arrisco-me a utilizá-lo numa interpretação literal, simples, mas que me leva a compreender que choro fala de tristeza, fala de sensibilidade, fala de pessoas que sofrem. E que por alguma razão estão inconformadas, afetadas e  que não se sentem a vontade, confortáveis e muito menos alegres.

      Porque seriam esses os bem aventurados, que quer dizer completamente felizes,  e não os que são alegres, os que sorriem ou festejam? Claro que a felicidade neste contexto está ligada ao fato de que serão consolados, e não simplesmente porque choram. Mas também é  extremamente explícito e óbvio que pra ser consolado é preciso chorar. Portanto sendo redundante de propósito repito: É PRECISO CHORAR!!

     Como condição sine qua non para chorar é sentir tristeza, então FIQUEMOS TRISTES, não pouco, mas profundamente. Tristes por nós mesmos; pela nossa fraqueza em combater o mal sendo que tantas vezes também o causamos, pelo nosso egoísmo de não nos atentarmos para o outro em seu sofrimento, pela  nossa inoperância em mudar a realidade no que depende de nós. Triste pelos outros;  escravizados em mentiras e enganos, imersos em  sofrimentos tantos e diversos, dopados pela ilusão do mundo em busca de uma alegria desprezível e na verdade cruel.  Enfim, TRISTES movidos pela sagrada obrigação de SER GENTE íntegra, humana e consciente e AMAR GENTE,  pelo simples motivo de serem GENTE como nós

[1] .Psicopatas: pessoas com transtorno de personalidade que apresentam características como; egocentrismo, desonestidade, irresponsabilidade, diversão ante o sofrimento alheio, ausência de culpa, remorso e insensibilidade entre 
outras.

A gente se vê...

Danyela Batista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário